COS

Aproveite as férias escolares para avaliar seus dentes do siso

Os terceiros molares também conhecidos como “dentes do siso” ou “dente do juízo”, normalmente erupcionam (nascem) entre os 17 e 25 anos de idade, época em que se completa a maioridade, ou seja, são os últimos dentes que aparecerem na boca.
blog2Caso isso não ocorra, devemos investigar suas causas, se ele esta presente ou não na boca ou se eles estão presentes e não nasceram. Caso seja este o caso, os dentes passam a ter a denominação de “retido” ou “incluso”, que é aquele que não consegue nascer dentro do tempo esperado.

A extração dos sisos é indicada em algumas situações: quando ele está mal posicionado, quando não há espaço suficiente na arcada, em quadros de dor, quando a erupção não se completa, cárie dentária, doença periodontal, pericoronarite (inflamação que ocorre no tecido que recobre a coroa do dente, devido ao acúmulo de alimentos e bactéria), e indicação ortodôntica.

sisoA avaliação desses dentes é realizada com um exame clínico e uma radiografia que pode ser a Panorâmica. Para que a extração do siso tenha um pós-operatório mais tranquilo e sem grandes desconfortos para o paciente, existem medicamentos adequados, instruções de dieta e higiene, que são prescritas pelo Cirurgião Dentista e atualmente, pode-se fazer aplicações de LASER TERAPÊUTICO para diminuir a sintomatologia pós-operatória e acelerar a cicatrização.

Nestes casos, o jovem que precisa fazer este tipo de procedimento (a extração dos sisos) pode programá-lo para o período de férias para permanecer em repouso por alguns dias após as extrações, sem que seja necessária a perda de dias escolares ou atrapalhar aquela viagem férias tão esperada.