COS

Dando um “Up” no sorriso da mãe!

A nova rotina criada a partir do nascimento do bebê requer da família grande dedicação. Muitas vezes, a nova mamãe acaba deixando de lado a vaidade e até certos cuidados pessoais.

Qual mãe nunca dormiu sem escovar os dentes naquele momento de exaustão, depois de um dia daqueles?

captura-de-tela-2016-10-19-as-10-59-07Em nosso primeiro artigo sobre a matéria, “Gestante no Dentista” abordamos as consequências do afastamento da grávida do dentista, sem que faça o necessário check-up dental e mais exposta ao surgimento de problemas odontológicos mais complexos.

Terminada a gravidez e o período de amamentação, o bebê já começou com a alimentação sólida, a mãe volta a trabalhar ou já estabeleceu uma rotina mais estável em casa. Hora de retomar preciosos cuidados.

Resgatar a autoestima e se cuidar com a mesma dedicação dispensada ao bebê.

E a autoestima está ligada a sentir-se bem, saudável e feliz com sua aparência. O dentista pode, em grande medida, contribuir para recuperá-la.
O tratamento dentário tem o objetivo primário de promoção da saúde bucal, mas com o surgimento da odontologia estética, tornou-se também um tratamento que proporciona beleza.

A utilização de áreas odontológicas, isoladas ou combinadas, permite o alcance do sorriso desejado. A ortodontia, por exemplo, movimenta os dentes para um correto alinhamento; o clareamento dental melhora a cor e o visual dos dentes. As resinas melhoram o formato e as facetas de porcelana que podem alterar cor, forma e tamanho dos dentes.

Principais problemas e soluções atuais:

“Meus dentes me agradam, mas já foram muito mais brancos.”

A alimentação rica em pigmentos mesmo, que naturais, fumo e bebidas, tais como café, chá e vinho tinto, podem escurecer os dentes. O clareamento dental age removendo os pigmentos orgânicos e clareando a coloração dental sem alterar a sua estrutura. É um dos procedimentos mais simples e de melhor resultado na odontologia estética.

“Não tenho mais idade para colocar aparelho.”

Ao invés de braquetes colados, hoje o tratamento ortodôntico pode ser realizado com alinhadores que são placas de fina espessura trocadas sucessivamente a cada 15 dias, de modo a movimentar os dentes para a posição ideal. O planejamento é feito digitalmente, a partir de imagens captadas por um scanner intra bucal. Neste tratamento já é possível ver na tela do computador a movimentação e a previsão do resultado final antes mesmo do inicio do tratamento. É o método mais motivante e aceito por adultos. Além de transparente é removível e de fácil higiene.

mamae“Não tenho tempo para ir ao dentista.”

A falta de tempo também deixou de ser uma desculpa para não realizar os tratamentos.

O sistema de prótese dentária digital deixou o tratamento odontológico muito mais rápido, além de dispensar a moldagem com a chamada “massinha”. Os ajustes são feitos no software com a precisão de micrômetros. Em muitos casos, é possível fazer o tratamento sem o uso de provisórios, pois a peça pode ser concluída na mesma sessão. O elemento definitivo em porcelana é esculpido por uma fresadora, equipamento que se assemelha a uma impressora 3D, e é também fixado na mesma sessão.

“Tenho medo de fazer um tratamento estético e não gostar do resultado.”

Nas facetas, ou “lentes de contatos”, o planejamento das mudanças pretendidas pode ser simulado antes do início do tratamento, diretamente na boca, como um “test drive,” permitindo inclusive que o paciente avalie o novo sorriso.

O paciente visualiza seu sorriso com as mudanças sugeridas e compara as imagens, com e sem as alterações estéticas.

“Meus dentes estão gastos ou quebrados

Dentes jovens têm a disposição em forma de arco, seguindo o lábio inferior. Com o desgaste, os dentes ficam retos e com aspecto envelhecido. É possível restaurar o desgaste com resinas ou porcelana, restituindo ao sorriso a aparência jovem.

Para evitar esses desgastes em pacientes com bruxismo, é indicado o uso de placas de acrílico à noite, e a aplicação de Toxina Botulínica do tipo A. Com propósitos terapêuticos, a toxina diminuirá a força muscular excessiva de apertamento e rangedura.

“Tenho resinas antigas manchadas ou dentes que trataram canal escurecidos.”

Neste caso, o tratamento de melhor resultado é a faceta de porcelana, que pode devolver e igualar a cor dos dentes, assim como melhorar o formato e restaurar sua aparência estética.

“Tive que extrair um dente. Tenho vergonha até mesmo de abrir a boca.”

Os implantes dentais são a melhor opção para substituir um dente perdido, restaurar sua função e aparência estética. O implante para substituição de dentes recém-extraídos evita a reabsorção óssea, comum após a perda do elemento dental.

“Minha gengiva retraiu…” “Minha gengiva é muito grande e fica muito exposta”

Existem cirurgias plásticas gengivais que podem melhorar o aspecto de em situações de retração e alinhar a gengiva para uma posição mais agradável esteticamente. Algumas técnicas utilizam o laser, que, por ter ação de ablasão, não causa sangramento e nem requer a sutura por meio de “pontos” no local. A saúde da gengiva, principalmente pela ausência de inflamação e tártaro, é imprescindível antes de qualquer procedimento estético.

“Tenho espaços entre os dentes”

Em muitos casos, o uso de aparelhos ortodônticos resolve o problema. Quando os espaços entre os dentes resultam da diferença entre o tamanho da arcada e o tamanho dental (arcada grande com um tamanho dental pequeno), aumenta-se o volume dos dentes com resina ou facetas de porcelana ultrafinas, coladas sobre a superfície

“Não gosto do meu sorriso”

Com os recursos atuais é possível transformar sorrisos, restaurar a função mastigatória e a estética dental, gerando significativo ganho de confiança e autoestima.