COS

O que é Bichectomia?

A “Bola de Bichat” ou corpo adiposo da bochecha é uma bolsa de gordura que se localiza na parte interna das bochechas entre músculos e pode ser removida dando ao rosto um aspecto mais fino e magro.

O nome Bichat vem do anatomista francês Marie François Bichat em meados de 1800 que foi o primeiro a descrever a estrutura anatômica.

bichectonia1A remoção desta bolsa de gordura é chamada de bichectomia ou remoção do corpo adiposo bucal e pode ser realizada  por cirurgiões plásticos e cirurgiões dentistas habilitados para esta técnica.

É uma cirurgia intraoral e tem duas indicações:

Estética: Melhorar o contorno facial diminuindo a projeção das bochechas.
Funcional: Diminuir a projeção interna da bochecha evitando o trauma por mordida.

Normalmente é realizada em consultório com anestesia local.

É necessário estudo específico para aprimoramento técnico cirúrgico e conhecimentos de analise de padrão facial para a correta indicação e resultados satisfatórios.

Deve ser realizado um checkup odontológico antes da cirurgia pois a presença de focos infecciosos como cárie ou tártaro que podem contaminar área operada, prejudicando o pós operatório, já que o acesso da cirurgia se dá na parte interna da bochecha.

As estruturas nobres a serem evitadas nesta cirurgia são o ducto da glândula salivar parótida e os nervos faciais, por isto evita-se a incisão em seus trajetos e o corte deve ter em torno de 1cm.

A recuperação pós cirúrgica é breve, em uma semana se retiram os pontos, porém devido ao edema o resultado final é esperado em até 90 dias.

Comenta-se que muitos famosos tenham passado por esta cirurgia, porém não é possível afirmar, já que se comparam fotos antigas com atuais onde as pessoas estão em idades e pesos diferentes.

Normalmente é uma cirurgia procurada por pessoas com padrões faciais mais curtos, rostos redondos ou ovalados e quadrados onde há a projeção na área da bochecha e o incomodo do paciente.

O receio de que a bichectomia poderia causar falta de sustentação da face não tem fundamento, pois diminui o volume e peso a ser a sofrer ação da gravidade e “cair”.

A gordura não é um tecido de sustentação e sim de preenchimento e não fará falta futuramente em casos onde há o excesso do mesmo.

O efeito da cirurgia é a diminuição do contorno ao lado da boca, realçando a estrutura óssea da face: maçãs do rosto e mandíbula.