Odontopediatria

A Odontopediatria é uma área de odontologia que visa o atendimento à crianças. Nossa missão é acompanhar, orientar e tratar crianças e seus pais desde a fase gestacional até a adolescência. A Clínica Odontológica Soares conta com uma sala especialmente adaptada para o atendimento infantil com uma sala de espera independente da destinada aos pacientes adultos, tudo para tornar a visita ao consultório do dentista algo mais agradável as crianças.

Esse espaço reservado as crianças além de incentivar o aprendizado, com livros animados, programas em DVDs e brinquedos educativos transforma o atendimento odontológico mais agradável. Além disso, nossa especialista em odontopediatria está preparada para dar a melhor assistência as crianças e maior apoio e orientações aos pais que os acompanham. Nessa especialidade, além da capacitação técnica para a realização dos procedimentos preventivos e tratamentos, há uma abordagem própria para cada fase do desenvolvimento da criança.

Relação de confiança

É muito importante o estabelecimento de confiança e segurança das crianças com seus dentistas, assim como dos pais com o mesmo. Estão agregados aos atendimentos de odontopediatria muita psicologia e métodos de condicionamento para o controle do medo e traumas relacionados ao tratamento odontológico. É na infância que se dá o primeiro contato com a odontologia e onde se adquire os hábitos de higiene oral e impressões positivas ou negativas sobre os tratamentos dentais.

Também trabalhamos a conscientização e motivação dos pacientes infantis e seus responsáveis sobre a importância dos hábitos saudáveis como higiene bucal, alimentação equilibrada, prevenção de cáries e maloclusões. A orientação aos pais também é parte do tratamento, pois é necessária uma supervisão da orientação dada pelo odontopediatra, por isto os pais tem um papel muito importante na prevenção dos problemas bucais nesta fase.

Para crianças menores e gestantes a consulta, é baseada principalmente em orientações aos pais e para a criança se familiarizar ao ambiente do consultório dentário e conhecer tudo a respeito do tratamento dentário pois o medo maior das crianças nesta fase é a do desconhecido. Quando ela passa a conhecer e aprender que nada alí irá machuca-la, o medo desaparece.

Uma criança que nunca teve experiências negativas no consultório dentário, não desenvolverá o medo de dentista, a menos que este seja transmitido a ela. É muito importante que os pais não transmitam seu próprios medos aos filhos mesmo involuntariamente, o que é muito comum, pois as crianças tem total confiança no que seu pais dizem as elas.